Estimular a imaginação, despertar a sensibilidade, ampliar horizontes e deixar a criança experimentar são formas de ensinar a disciplina

Olhar criativo

O conteúdo de Arte é dividido em quatro linguagens, artes visuais, música, dança e teatro, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Na prática, a primeira é priorizada e as demais perdem espaço por falta de tempo e de estrutura ou por deficiência na formação dos professores. Isso não significa que eles dominem o ensino da pintura, do desenho e da escultura, mas o fato de estarem mais presentes no dia-a-dia facilita a abordagem. Para Rosa Iavelberg, diretora do Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo, o ambiente é determinante para a aprendizagem nessa área (veja as situações didáticas a seguir): “A sala de aula deve ter o clima de um ateliê para que se possa criar”. A artista plástica Maria de Fátima Junqueira Pereira dispõe desse recurso na Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, onde leciona para o 2º ano. “Em recortes, pinturas ou colagens, os alunos inventam misturas, texturas e cores”, explica ela. Trocando experiências com os colegas e criando, eles percebem que há diversas maneiras de trabalhar os materiais.

Foto: Marcos Rosa

TEMPO DE INVENTAR – Alunos da Escola de Aplicação da USP usam materiais variados nas aulas de Arte

1 Produção
O que é
Realização de exercícios criativos tendo como base obras ou conteúdos de arte. Utilizar o trabalho de artistas consagrados permite que o aluno se inspire no que já foi feito e então produza. Um exemplo de atividade: apresentar a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e subtrair o rosto para que a criança invente outro. Já os exercícios que desenvolvem conteúdos são os que tratam, por exemplo, de formas geométricas, nuances, cores, sombras e luz. Uma possibilidade de trabalho é notar os tons do cinza usando um mesmo lápis grafite.

Quando propor
Semanalmente.

O que a criança aprende
A reconhecer conteúdos e conceitos relativos ao universo da arte.

Atividade permanente

2 Percurso de criação pessoal
O que é
Espaço e tempo de experimentação e criação. Para isso devem ser deixados à disposição diversos materiais (pincéis, tintas, lápis, giz de cera, papéis, argila). Cada aluno pode escolher o modo como vai utilizá-los e se produzirá sozinho ou em grupo. O educador orienta a criação, participando do processo com interferências pontuais, e observa no trabalho pronto as singularidades da produção e a familiaridade com o universo da arte. Quanto menor a autonomia da turma, maior a participação do professor no direcionamento das tarefas.

Quando propor
Semanalmente.

O que a criança aprende

3 Interpretação de imagens
O que é
Leitura de reproduções levadas para a sala de aula e de originais em exposições. É necessário criar situações de contato com a arte indicando o significado da pintura ou do desenho no contexto em que foram produzidos e incentivando a busca do sentido deles nos dias de hoje. “As poéticas visuais devem ser colocadas como uma situação de aprendizagem por meio da resolução de problemas e da descoberta ao mesmo tempo”, explica Rosa Iavelberg. Isso significa promover uma leitura criativa dando informações sobre as imagens sem se antecipar às colocações da garotada – esse é o momento de pensar e sentir.

Quando propor
Durante todo o ano em classe e em visitas a exposições.

O que a criança aprende
A interpretar as obras conforme sua sensibilidade e seu
conhecimento do assunto, percebendo que significados assumem para si e em diferentes
culturas.

4 Fala, leitura e escrita sobre Arte
O que é
Expressão de idéias diante de criações artísticas e com intermediação do educador por meio de discussões, leitura e produção escrita. Vale estimular o contato com textos de diversos gêneros, como biografias de artistas, críticas de arte e entrevistas com profissionais – o que pode ser feito em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa. Nas séries iniciais, a intenção é desenvolver a capacidade de escrita e leitura dos que começam a se alfabetizar e expandir o universo de interpretação de todos.

Quando propor
Durante o ano todo, sempre que forem programadas visitas a exposições, na leitura de imagens na sala de aula e em tarefas para a casa.

O que a criança aprende
A expressar idéias sobre a leitura da arte por escrito ou oralmente e, com isso, av

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